Pimp My Carroça, um movimento pela valorização dos catadores de lixo autônomos

O Pimp my Carroça lançou uma campanha de crowdfunding para transformar as carroças de Zé, Bahia e Zoinho. A edição especial do “Pimpex” vai ser realizadas durante o Gala da BrazilFoundation, no dia 25 de maio, em São Paulo.

 

Parceiro da BrazilFoundation desde 2014, o Pimp My Carroça é um projeto social e ambiental que oferece kits de segurança aos catadores e promove melhorias no principal instrumento de trabalho deles: a carroça. O projeto foi idealizado pelo grafiteiro e ativista Mundano e hoje conta com mais de 3.500 colaboradores.

 

Ao desenvolver sua arte pelas ruas de São Paulo, Mundano conseguir enxergar o que muita gente não vê. “Nessa de estar na rua com o grafite que é uma arte marginalizada, encontrei também um trabalho marginalizado que é o do catador”, diz o artista. “Então em 2007 eu comecei a dar voz a eles, perguntava o que eles queriam que eu pintasse nas carroças deles”, conta. Enquanto transformava carroças em arte ambulante, Mundano começou a pesquisar sobre a atividade e a vida destes trabalhadores. “Aí eu vi que precisava muito mais para dar dignidade a eles”, lembra.

 

Invisíveis aos olhos dos moradores das cidades, os catadores de materiais recicláveis são agentes ambientais e ainda ajudam a diminuir os gastos públicos. Eles são responsáveis pela coleta de 10% a 20% dos resíduos sólidos pelo Brasil a fora. E isso significa muito trabalho! Só para se ter uma ideia, cada brasileiro produz mais de 400 quilos de lixo por ano, o que representa 77 milhões de toneladas de resíduos, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

 

Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada revelou que mais de 380 mil pessoas se declararam catadores em todo território nacional, mas estima-se que o número possa chegar a 800 mil. Apesar da importância da atividade que desempenham, trabalhadores como Zé, Bahia e Zezinho muitas vezes vivem à margem da sociedade e em condições de extrema pobreza.

 

O movimento colaborativo Pimp my Carroça oferece aos catadores tratamento de saúde e bem-estar, reforma estrutural e acoplagem de itens de segurança, além de pinturas nas carroças. A ideia é tirar os catadores da invisibilidade, promover a auto-estima, e sensibilizar a sociedade. As “pimpadas” são viabilizadas por meio de campanhas de doação e os artistas também leiloam obras de arte para financiar o projeto. Para continuar ajudando os catadores, Mundano vai leiloar uma de suas telas no II Gala da BrazilFoundation em São Paulo, dia 25 de maio.

 

Para colaborar com a campanha (até dia 22 de maio) , clique aqui.

Pimpex photo

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s