Ideias que transformam o Brasil: encontro reúne 46 líderes sociais apoiados pela BrazilFoundation

Um mapa do Brasil coberto de objetos que representam a diversidade do trabalho de organizações sociais apoiadas este ano. Assim começou o Encontro de Líderes Sociais da BrazilFoundation, que aconteceu de 14 a 17 de agosto em Itaipava, no Rio de Janeiro, e reuniu 46 líderes vindos de diversos lugares do Brasil num espaço rico de trocas e aprendizados.

Durante três dias, os líderes se dividiram em oficinas que abordaram temas sobre planejamento estratégico, gestão financeira, indicadores sociais, estratégias de mobilização de recursos, o papel da liderança, com direito ainda à Oficina de Capoeira no início do dia com Mestre Magrão, do Filhos da Corrente, de São Paulo.

Uma das atividades que mais empolgou os participantes foi a metodologia Peer to Peer (parceria entre colegas), na qual cada líder compartilha seu principal desafio e tem a oportunidade de ouvir ideias e sugestões dos outros.

Rony Meisler, co-criador da Reserva, marca carioca de roupa masculina, foi convidado para falar sobre suas experiências e desafios para a inovação e o empreendedorismo. “Somos idealistas e isso é a nossa marca. Nossas coleções carregam temas como diversidade sexual, família contemporânea. Acreditamos que a moda pode mudar a sociedade, e vice-versa”, afirmou Rony.

Rodrigo Bandeira, do Cidade Democrática, de São Paulo, compartilhou sua experiência com a criação de redes colaborativas para discussão de propostas de mudanças sociais e políticas a nível local e nacional. “Há redes centralizadas, hierárquicas, horizontais e descentralizadas. Mantemos uma rede pública de discussões temáticas que colabora e pensa junto onde queremos chegar. Sem saber onde queremos chegar, não chegaremos a lugar nenhum”, disse ele. Wagner Gomes da Adel, Agência de Desenvolvimento Local, no Ceará, contou sua história como empreendedor social e falou da importância de ferramentas de planejamento para um gestor de organização social que queira empreender projetos, negócios sociais e até empresas.

Fechando as atividades, uma oficina provocou o grupo a refletir sobre a importância da comunicação com diversos públicos da organização para visibilidade, captação de recursos e credibilidade. Sobre redes sociais, o grupo contou com as dicas com Rene Silva, do Jornal Voz da Comunidade, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

O encontro reuniu organizações sociais das áreas de Educação e Cultura, Desenvolvimento Socioeconômico, Participação Cívica e Direitos Humanos, Saúde e Negócios Sociais e proporcionou discussões sobre desafios comuns, soluções inovadoras e melhores práticas para a gestão organizacional. Um espaço de compartilhamento de experiências, práticas e, principalmente, fortalecimento de uma grande rede da sociedade civil organizada que atua em todo Brasil em busca da transformação social.

IMG_6715IMG_6711

IMG_6766  IMG_6733  IMG_6770IMG_6852

IMG_6993IMG_7006IMG_7004IMG_6943IMG_6935IMG_6740DSC_2685DSC_2496DSC_0031DSC_0388

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s