Jovens brasileiros conectam redes que dão voz às suas comunidades usando o poder das mídias sociais

Como parte do Programa “Talk Series: Ideias que Transformam o Brasil”, a BrazilFoundation recebeu Rene Silva e Paulo Rogério, dois ativistas brasileiros de mídias sociais, para falar sobre suas experiências sobre o tema “Como as mídias digitais estão dando voz a comunidades marginalizadas no Brasil”. Mais de 60 pessoas compareceram ao evento, realizado na segunda-feira, 5 de maio, na casa da CEO da BrazilFoundation, Patrícia Lobaccaro, para ouvir os palestrantes discutirem mídias sociais.

Nascido em Salvador, Bahia, Paulo falou sobre seu trabalho como empreendedor social, ativista, blogueiro e diretor executivo do Instituto Mídia Étnica. Paulo recentemente completou uma importante imersão acadêmica no programa de Fulbright Fellowship na Universidade de Maryland (University of Maryland – College Park) e também foi reconhecido pela Ashoka Foundation como empreendedor social. Ele é o líder da tecnologia VOJO no Brasil, uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores do Centro de Mídia Cívica de MIT (MIT Center of Civic Media), que permite que qualquer pessoa possa atualizar um blog mesmo sem computador, celular ou mesmo conexão com a internet. Durante sua fala, ele destacou o importante papel das mídias sociais no Brasil: “a mídia social está realmente transformando o cenário das comunidades no Brasil, todos podem se tornar um jornalista que traz as injustiças sociais à tona.

Quando Rene iniciou sua fala, complementou muitos dos pontos levantados por Paulo. Reneé editor-chefe da “Voz da Comunidade”, um jornal online que começou quando tinha apenas 11 anos para cobrir as notícias e eventos que aconteciam em sua comunidade, o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O jornal ganhou repercussão em 2010, quando Rene noticiou, em tempo real, todos os acontecimentos durante a ocupação da do Alemão na época.

A Voz da Comunidade se tornou um dos mais importantes veículos de notícias do Brasil, tanto como defensor quanto como porta-voz internacional das comunidades sub-representadas e marginalizadas. Rene, também tem sido aclamado nacional e internacionalmente pela sua atuação, e foi premiado com o Shorty Award considerado o OSCAR do Twitter.

“Estava assistindo o Globo News e eles estavam passando notícias sobre o que estava acontecendo no Alemão. De repente falaram, ‘e agora, um morador da favela está publicando tudo que está acontecendo em tempo real através do twitter’. E todo mundo ficou assustado dentro de casa, ficamos com medo, mas expliquei que se parasse de publicar seria pior!  Comecei a relatar o que estava acontecendo e também a corrigir muitas coisas que a grande mídia estava falando de errado. Isso chamou atenção também de outros canais. E a grande mídia começou a falar ‘Voz da Comunidade corrige a imprensa’ e começou a noticiar. E daí a história mudou.”

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s