BrazilFoundation pariticipa de debate sobre violações de Direitos Humanos em mega eventos esportivos

A BrazilFoundation uniu forças com a Ford Foundation na conferência “2013 International Human Rights Funders Group (IHRFG)” para apresentar o painel chamado “Da Cidade do Cabo para o Rio: Estratégias de Financiamento de Trabalhos de Direitos Humanos no Contexto de Mega Eventos Esportivos”. O debate do painel foi moderado por Minky Worden, firme defensora dos direitos humanos da Human Rights Watch. Patricia Lobaccaro, CEO da BrazilFoundation, falou sobre as estratégias de financiamento que a Fundação vem tomando para combater os abusos dos direitos humanos com a preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo no próximo ano e as Olimpíadas em 2016. Especificamente, ela citou o incrível trabalho da “Barraca da Amizade”, apoiada pela BrazilFoundation e atua contra a exploração sexual infantil  e uma competição de arte realizada no Rio de Janeiro.

Nikki Naylor, representante do escritório da Ford Foundation em Johannesburgo, falou sobre os esforços empreendidos pela Ford para combater os abusos dos direitos humanos que aconteceram antes e durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A fala dela incluiu uma recapitulação dos abusos que ocorreram, o que levou a uma reflexão sobre as lições aprendidas pelo evento. Minky Worden – que trabalha há mais de 20 anos na questão da violação dos direitos humanos em mega eventos esportivos – também moderou este painel e contou sobre os desafios e sucessos que a HRW vivenciou durante as tentativas de trazer à tona os abusos durante as Olimpíadas de Pequim e os que estão acontecendo agora para as Olimpíadas de Inverno de Sochi. Ao final do debate, os participantes foram unânimes na conclusão: “não podemos ter um mega evento esportivo de sucesso com abuso de direitos humanos”.

A BrazilFoundation agradece a Ford Foundation e a HRW pela participação no painel, e parabeniza a IHRFG por organizar uma conferência tão rica em debates e ideias.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s